Força Nativa | O Poder da Presença, Controle sua Mente - Lição 1




Olá, tudo bem?

Esse é o primeiro artigo de uma série de artigos sobre autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, eu vou te ajudar a sair da matrix, sair da doutrinação do mundo para que você alcance seus objetivos e tenha uma vida plena.
 

Mas primeiro vamos entender o que é a matrix? 


Basicamente falando, você vive em um mundo que te controla, mesmo que você não saiba disso. 

As grandes empresas, as grandes marcas, os canais de TV, as redes sociais, as músicas, tudo que você vê por ia tenta de alguma forma padronizar seu comportamento.

E isso não é nenhuma teoria da conspiração, longe disso. 

Eles fazem isso para que você continue consumindo o produto deles. De uma forma ou outra é uma espécie de controle. 

Você vai sempre ter o mesmo tipo de comportamento, e essa é a matrix, todo mundo acaba vivendo de forma igual, com os mesmos objetivos, mesma rotina, mesmos gostos. 

Você idealiza uma coisa e acaba vivendo em prol daquilo porque é assim que você foi ensinado. 

Termina a escola, vai pra faculdade, se forma e arruma um 'bom' emprego, mesmo que as veses nem seja aquilo que você quer fazer. 

Eles pregam muitas coisas, como faculdade é a saída, o melhor caminho, tal música é boa, o político tal vai salvar sua vida, faça isso, faça aquilo, vista isso, coma aquilo, se comporte assim, etc, etc, etc. 

Você vive idealizando coisas, e fazendo outras para massagear o seu ego, tentando ser melhor que fulano, melhor que sicrano, e então você acaba caindo em muitas armadilhas da sua mente, você acaba tendo um ego inflado, por alguma razão ou motivo, você se desvincula da realidade e vive preso dentro da sua mente, num mundo de sonhos onde você é o maioral. 

O Excesso de Pensamentos. 


Você já percebeu que você não para de pensar por um segundo se quer? 

A vida corrida transformou o ser humano, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, você é obrigado a fazer várias coisas. 

O problema disso é que você acaba se desconectando de muita coisa boa que está acontecendo ao seu redor. 

E tudo que você vai fazer acaba saindo mal feito, ou então você nem presta atenção no que está fazendo ou na experiência que está vivendo. 

Se sua mente deixou de ser uma ferramenta sua e passou a te comandar, então você deve se livrar disso agora.

Tente se desvincular da sua mente e comece a analisar o mundo a sua volta. 

Quando você fizer isso, você vai perceber que a vida é um processo, nada permanece para sempre, tudo acontece naturalmente. 

Tudo está interligado, mesmo que você ainda não tenha percebido isso. 

Mas então, o que isso tem a ver com a presença?


Primeiro você deve entender o que é a ausência. 

Nossa mente funciona da seguinte maneira, ela tem uma percepção linear do tempo. 

Tipo, presente, passado e futuro. 

Bom, esse conceito também existe para explicar coisas que aconteceram em dias passados, ou que vão acontecer em algum momento depois do agora. 

Por isso temos essa linha do tempo em nossa mente, para nos organizarmos mentalmente e socialmente. 

Quando você tem o excesso de pensamentos, você acaba ficando preso em algum momento bom que você viveu lá atrás, ou em algo que você gostaria que acontecesse no futuro.

Isso faz parte do seu ego, ele precisa se reinventar, então ou ele usa coisas boas do seu passado ou coisas boas que você gostaria que acontecesse no futuro, mesmo que sejam impossíveis.

Isso cria várias armadilhas, como aquela da recompensa no final de tudo. 

Sua mente e seu ego trabalham para te fazer pensar que você precisa conquistar tal coisa ou fazer algo para então ser feliz. 

Isso acaba te impedindo de ser feliz no agora, te impede de ver a beleza das coisas simples, daquilo que você já tem a sua volta.

Seus pensamentos ficam baseados no futuro ou no passado, nunca no agora, nunca naquilo que você já conquistou. 

Você não consegue estar 100% presente, você não para de pensar em algo que seu ego quer muito, ou algo que aconteceu e você queria viver de novo, ou ter de novo. 

O poder da presença consiste em você ter controle total da sua mente e do seu ego. 

Abandonar aqueles pensamentos que não te levam a nada, que te fazem perder tempo sonhando com coisas que nunca vão acontecer, ou até mesmo coisas simples que virão com o tempo. 

Procure um lugar silencioso, se você não o tem, acorde as 5 da manhã e tente ouvir o silêncio. 

Medite, observe que entre um pensamento e outro existe um espaço em branco. 

Acalme sua mente. Não se preocupe com coisas vãs.

Perceba que surgirão alguns pensamentos aqui, outros ali, e espaços vazios.

Esses espaços vazios são o agora, a presença, o estar aqui, você sente o momento, você está no controle. 

Você está presente, você consegue sentir e irá se lembrar de tudo que você fizer nesse momento vazio da sua mente. Esse é o poder da presença. 

Sei que pode ter ficado um pouco vago, mas é um assunto muito difícil de explicar, mas se você ainda tem dúvidas, leia e releia, e tente eliminar os pensamentos que surgirem, principalmente aqueles sobre coisas que você sonha, ou que aconteceram, ou que vão acontecer. Foque no texto.

Isso tudo foi para tentar te fazer entender que nossa mente produz pensamentos desordenados. 

Muitas veses além da nossa capacidade de entender e processar o que está acontecendo com o que estamos pensando.

Isso nos tira do ar, faz com que não consigamos ser presentes, ficamos dispersos, não vivemos plenamente.

Você só tem uma vida, você só tem uma oportunidade de fazer valer a pena. Faça da melhor maneira, viva o agora, foque totalmente no que você está fazendo. 

Pare tudo, deixe o passado no passado, deixe que o futuro virá, nada disso importa pra você, nada disso faz sentido se você deixar de viver o agora. 

Se você deixar que seus pensamentos te controlem, você vai acabar vivendo bem menos do que imagina. 

Não que você vai morrer mais logo, mas que você não vai conseguir aproveitar sua vida ao máximo, sentir todas as emoções de um momento, por mais simples que seja. 

Focar no agora, esse é o verdadeiro poder do estar presente. 


Estar consciente do que está acontecendo ao seu redor, e não pensando sobre isso mas sentindo o que aquilo significa. 

Não há necessidade de pensar e racionalizar tudo o que acontece, existem várias e várias coisas que você precisar sentir, não pensar sobre. Sinta, viva!

Quando você entender isso, você vai perceber que não existem problemas, sua mente os cria.

Se desvincule da sua mente e a tenha como uma ferramenta de trabalho por exemplo.

Sua mente cria problemas, e sua mente quer resolver os problemas que ela criou, seu ego cria dramas e se alimenta disso. 

Você gasta energia tentando resolver coisas que não existem, que se você deixar de lado se resolverão sozinhas.

Eu não posso te fazer entender completamente isso, mas sei que quando você começar a tentar ser mais presente sua vida vai mudar. 

Você precisa começar a praticar isso, estar presente em tudo que você fizer, foque toda sua atenção em o que estiver fazendo. 

Seja escutando uma música, lendo um livro, tomando um café, caminhando, não estou dizendo que você vai conseguir eliminar seus pensamentos completamente, mas isso vai se tornar um estilo de vida, e você vai sentir uma grande melhora, tanto no seu aprendizado, quanto na sua capacidade de sentir as coisas ao seu redor, de apreciar momentos e viver. 

Comece, você não vai se arrepender. Sua mente não tem controle no presente, e no presente está o vazio, então foque sua atenção em uma coisa de cada vez, acalme sua mente, tente ouvir os sons ao seu redor, sinta o cheiro das coisas, a energias que te passam.

Preste atenção no que já existe, o que está ai com você, algo que passou desapercebido.

Assim você neutralizará sua mente de criar outros pensamentos, e mesmo que venham pensamentos não dê bola e logo eles irão embora.

Espero que você tenha entendido o que eu quis dizer, e que você comece a praticar, seja presente, se controle, viva o momento, tenha plena atenção em tudo que fizer. 

Assim você conseguirá ser mais produtivo, mais criativo, mais ativo, e o principal, você aproveitará mais cada segundo da sua vida, porque afinal, você só tem uma. 

Assine a newsletter para não perder o próximo artigo, ou então salve nosso blog nos seus favoritos. 

No próximo artigo falaremos sobre o fluxo natural de tudo, e como sumir do mapa pode te ajudar a se entender, você precisa de um reset em seu desenvolvimento pessoal, para renascer e viver da melhor maneira possível, alcançando uma vida totalmente plena.

Até lá!

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem